A revista mais premiada do Paraná
13 anos de história

Cooperativismo

Valéria Bellafronte
É jornalista e radialista. Escreve sobre cooperativismo de crédito

Agência número 9, nascida para o desafio!

Publicado em: 10/12/2020
Aos dez meses, a Agência Rio Grande do Sul, nascida praticamente junto com a pandemia, já recebeu dois prêmios de destaque em negócios


Em 2020, a cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ cresceu em Cascavel. Chegou à nona agência e não foi um início comum. O desafio desta equipe, que começou com oito colaboradores em fevereiro, foi lidar com a busca de novos associados em meio a um período de instabilidade.

Inicialmente as visitas começaram nas imediações da agência que fica bem no centro da cidade, na Rua Rio Grande do Sul, esquina com a Avenida Carlos Gomes. O foco era trazer novos associados que não conhecessem o sistema cooperativo, mas que tivessem o potencial de crescimento. Assim, tanto a agência quanto o associado acabariam ganhando.  

Sob a gerência de Fabricio Nilo Redivo, a agência começou do zero. Sem nenhum associado, ele coordenou um trabalho formiguinha, visitando e apresentando o Sistema Sicredi. “Claro, como a cooperativa já é consolidada na cidade, as portas se abriram mais facilmente”, reforça Fabricio.

Mas, se era desafio que ele queria, o ano trouxe, pois junto com a abertura da agência, veio a pandemia. E, com ela, a necessidade de adequação. A cidade teve restrições de atendimento, as visitas foram canceladas e metade da equipe passou a trabalhar em “home office”.

Foi aí que o relacionamento com o associado se tornou mais importante. Neste período de medo e incertezas, vieram as alternativas, sempre apoiando e olhando a necessidade individual de cada empresário. Isso fez com que a confiança aumentasse, mostrando assim a força do cooperativismo.

Hoje, a agência tem mais de 700 associados, o que mostra que mãos unidas podem fazer muito mais e não importa a dificuldade quando “fazemos juntos”. A agência, bebezinha ainda, enquanto engatinha nesses dez meses, já recebeu dois prêmios de destaque em negócios e mostra que a força está na união da equipe com a comunidade.

E para você ter uma ideia da força cooperativa, uma pesquisa realizada pelo Sebrae entre o fim de abril e início de maio demonstrou que as cooperativas financeiras registraram taxa de sucesso acima dos 30% na concessão de crédito para pequenos negócios. Que venha 2021 com todas as infinitas possibilidades, e parabéns pela garra ao Fabricio e equipe!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2021 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751