A revista mais premiada do Paraná
13 anos de história

Mundo dos Queijos

Maike Tais Maziero Montanhini
Doutora em Tecnologia de Alimentos e apaixonada por queijos

Queijo Brie

Publicado em: 13/05/2021


O queijo Brie harmoniza muito bem com espumantes e cidras. Pode ser consumido de diferentes formas: com mel, geleias, castanhas e frutas

O Brie e seu primo próximo, o Camembert, são queijos de origem francesa mundialmente reconhecidos por sua superfície recoberta com fungo branco. Existem diversas variações do Brie produzidas no mundo, sendo que as principais diferenças são relacionadas ao diâmetro e peso dos queijos, além das diferenças de terroir (região onde é produzido).

O Brie de Meaux, o Brie de Melun são os originais franceses com denominação de origem protegida, produzidos na região de Île-de-France, próximo a Paris.

Em francês os queijos desta categoria são chamados de “Fromages à pâte molle à croûte fleurie”, o que quer dizer: queijos de massa mole e casca florida. O florido da casca é sua principal particularidade, sendo composto por fungos brancos comestíveis, notadamente o Penicillium camemberti.

Este fungo é responsável pelo sabor e aroma característicos deste queijo. Ele se forma na superfície do queijo, deixando-o com uma textura aveludada e cor branquinha, semelhante a algodão. Além disso, produz enzimas que migram para o interior da massa, deixando-a cremosa e fundente, com o passar do tempo.

Isso mesmo, podemos dizer que este é um queijo “mutante”, pois ele vai se transformando à medida que o tempo passa. Poucos dias após sua fabricação, apresenta um sabor levemente ácido e odor suave, textura firme e compacta. 

Após algum tempo de maturação, seu sabor se acentua e começa a formar um gradiente de textura a partir da casca para o centro, até atingir o auge de cremosidade quando o queijo chega à maturidade. Por isso, é muito importante escolher o queijo no ponto certo de maturação em função do gosto de cada um. Quem gosta de queijo mais suave deve escolher um queijo mais novo; já aqueles que preferem um queijo forte procurem um queijo bem maturado, próximo da data de vencimento. 

O queijo Brie harmoniza muito bem com espumantes e cidras. Pode ser consumido de diferentes formas: com mel, geleias, castanhas e frutas. Também fica delicioso assado, empanado, em sanduíches e molhos.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Mt bom
comentado por EDILCON AP soares SOARESm em 27/05/2021
© 2021 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751