Colunas

Gorgonzola!

Publicado em: 16/06/2021


Não existe um consenso com relação a este queijo. Há quem ame e há quem odeie. Para aqueles que dizem não gostar, recomendo outras formas de consumo

O queijo gorgonzola é um queijo originalmente italiano que faz parte da nobre família dos queijos azuis. Outros membros ilustres desta família são o Roquefort (francês), Danablu (dinamarquês), Stilton (inglês) e o brasileiro Azul de Minas. Os queijos desta categoria têm em comum a formação de veios azuis no interior da massa, formados pela presença do fungo Penicillium roqueforti.

O fungo alimentício, que se desenvolve durante a maturação, confere aparência, sabor e aroma característicos destes queijos. O Penicillium precisa de oxigênio para crescer, por isso, estes queijos devem apresentar aberturas na massa, que podem ser naturais ou feitas de forma mecânica, a partir da perfuração do queijo.

Este não é um queijo que passa despercebido, faz questão de impor sua presença. Além de seu aspecto marmorizado, seu sabor marcante concilia o gosto salgado com uma certa pungência, uma explosão de sabores que desperta nossas papilas gustativas. 

Não existe um consenso com relação a este queijo, há quem ame e há quem odeie. Para aqueles que dizem não gostar, recomendo outras formas de consumo: por exemplo, ao compor molhos e cremes para massas ou carnes, sua presença fica atenuada, porém, sem deixar de surpreender.   

É importante escolher o ponto ideal de maturação para cada paladar, veja sempre a data de fabricação no rótulo. Queijos mais próximos do vencimento geralmente são mais fortes. A partir do momento em que você se adaptar com o sabor característico de um bom gorgonzola, garanto que nunca mais deixará de degustar. É viciante. 

Experimente harmonizar com peras, damascos e nozes. Por ser um queijo forte não se recomenda a degustação com vinhos tintos muito tânicos, pois os taninos do vinho intensificam a percepção do amargor do queijo. Vinhos doces e aromáticos são mais recomendados, tais como o Moscatel, vinhos licorosos ou um bom Porto.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!