Colunas

Motorista gestante, Até que mês?

Publicado em: 13/10/2017

É uma pergunta frequente das futuras mãezinhas: até que mês de gestação posso dirigir? A Legislação Brasileira não impede a mulher grávida de dirigir. No entanto, a gestação é fator de risco para a direção veicular desde o primeiro trimestre da gravidez. Nos primeiros meses a gestante pode apresentar lipotimia (desmaio ou perda temporária da consciência), náuseas (enjôos), tonturas e hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), que poderão levar a um acidente de trânsito.

No terceiro trimestre, com o aumento do volume abdominal e a proximidade do volante, até mesmo pequenas desacelerações poderão causar danos materno fetais, principalmente Rotura Uterina e Descolamento Prematuro de Placenta.

A mulher grávida deve ser desestimulada de dirigir, no entanto se tiver de fazê-lo, deve usar sempre o cinto de segurança do tipo 3 pontos, mantendo a faixa subabdominal tão baixa e ajustada quanto possível. A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas, nunca sobre o útero. Deve manter o banco o mais afastado possível da direção do veículo, até o limite que permita perfeito contato com o volante e os pedais.

Numa colisão, em menos de um segundo, depois do impacto, o veículo parará, os ocupantes colidirão em seu interior e, a seguir, seus órgãos internos colidirão com outros órgãos e com o sistema esquelético. Em uma colisão a 50km/h um ocupante colidirá no interior do carro com a força de vários milhares de quilos.

Se a gestante pudesse evitar dirigir, seria bom. Se fosse transportada sentada no bando traseiro, usando o cinto de três pontos, seria melhor. Agora, se fosse possível não sair de automóvel durante a gravidez, seria excelente.

As responsabilidades das gestantes como condutoras de veículos, assim como sua obediência às leis do tráfego são idênticas às das não gestantes sendo, portanto, imprudência insubordinar-se às recomendações acima, tornando vulnerável sua própria integridade física e a de outras pessoas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.