Colunas

Brinco-de-índio

Publicado em: 19/03/2019



O brinco-de-índio é uma árvore ornamental que fornece sombra fresca no verão, por ter uma copa ampla e frondosa. Suas flores são uma beleza à parte

Brinco-de-índio (Cojoba arborea), com flores e sementes que lembram o brinco utilizado pelos índios, é uma árvore não muito alta, mas de copa generosa. Oferece uma sombra muito aconchegante, apreciada por todos os tipos de pássaros.

Essa planta é originária da América Central, Caribe e costa oeste da América do Sul com clima tropical. Chega a medir entre 5 a 10 metros de altura, cresce rápido e suas flores são inflorescências solitárias, brancas, em forma de "pompom", que surgem durante a primavera.

Os frutos de 13 a 17 cm de comprimento são vagens vermelhas, deiscentes (que expõem suas sementes), retorcidas e partidas em dois, apresentam sementes negras que aparecem no verão.

Não é muito exigente quanto ao solo, mas cresce e se desenvolve melhor com boa adubação. Gosta de sol pleno, sendo sensível a geadas. Sua reprodução acontece por sementes de rápida germinação. Vem sendo empregada como árvore ornamental pela copa densa, larga e baixa. 

Aqui em Cascavel podemos contemplar sua beleza em várias ruas, mas se você deseja cultivar o brinco-de-índio em sua calçada basta ir ao viveiro municipal, onde fornecem mudas.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

3 COMENTÁRIO(S)

Tenho em minha linda maravilhoas essa árvores
comentado por Marli Alves em 06/04/2019
Não conhecia, é interessante. Gratidão Olga Bongiovanni.
comentado por Limusine Tavares de Araújo em 06/04/2019
Que coisa mais linda!!! Não conhecia e nunca havia ouvido falar sobre esta espécie!!!
comentado por Susana Nobrega de Oliveira em 06/04/2019
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!