Colunas

Moringa Boa

Publicado em: 07/06/2017

Combater fome e desnutrição é bem mais fácil do que pode parecer. Quando resolvemos plantar é interessante pesquisar e conhecer as qualidades e possibilidades de cada espécie, isso facilita nossas escolhas. Algumas plantas são tão completas e necessárias que seu cultivo deveria ser mais incentivado e praticado entre nós.

Você conhece uma planta chamada moringa? Ela é originária da Ásia e da África e tem sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. É muito rica em betacaroteno (antioxidante) e em proteínas.

Da moringa, as folhas, as raízes e as vagens (com sementes) podem ser consumidas em saladas, sopas, refogados, suco “in natura” ou transformada em farinha. Só por suas características nutricionais, já mereceria ser cultivada em qualquer quintal. Além de ser ornamental, sua copa é verde clara, dá flores delicadas que alimentam abelhas.

 

CULTIVO NO PARANÁ

No Brasil, alguns agricultores, principalmente em Maringá (PR), cultivam a planta em larga escala, visando produção de rações, adubos, sabão, óleo (similar ao azeite de olivas), biodiesel e produtos para a indústria cosmética. Por suas características antivirais, antibióticas e antibacterianas, o pó das sementes de moringa é usado para tratamento de água, atraindo a argila, sedimentos e bactérias para o fundo do recipiente e deixando a água limpa, clara e potável.

 

VAMOS PLANTAR

Seja como alimento para enfrentar a desnutrição, no tratamento alternativo e acessível de água, no combate de várias doenças, a moringa é uma planta fácil de cultivar, que vem rápido, embeleza e purifica o ambiente. Fica o convite que sempre gosto de fazer: vamos plantar, vamos cultivar mais!

 

Fotos: Marcelo Korp

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!