Colunas

Uma flor de muitas datas

Publicado em: 14/08/2017

A flor de maio (Schlumbergera truncata) é um cacto comum da mata atlântica, particularmente do sudeste do Brasil, costuma crescer em rochas, sobre troncos ou ainda em galhos de árvores. Também é incluída na família das suculentas. O nome dessa planta pode variar de acordo com o local e acompanha as datas em que floresce com mais intensidade. Flor de Maio ou “cacto da Páscoa” no hemisfério sul e “cacto de Natal” no hemisfério norte, muitos a chamam de flor de outubro e ainda flor de seda, pela delicadeza de suas pétalas.

Trata-se de uma espécie de fácil cultivo, resiste as baixas temperaturas, mas aprecia a umidade sem excessos. A rega precisa ser bem dosada para evitar que a terra fique encharcada e cause o apodrecimento das raízes ou o surgimento de doenças indesejáveis. No geral apresenta floração persistente por mais de uma vez ao ano. Suas flores têm cores marcantes que vão do branco, amarelo, passando por tons rosados, avermelhados ou mesclados.

Muitas das plantas que conhecemos são híbridos, mistura de vários tipos, o que resulta numa gama imensa de colorações.  Caiu no gosto do povo por sua facilidade de cultivo dentro ou fora da casa e por cair bem tanto em pequenos vasos quanto em jardins, como uma decoração original que sempre salta aos olhos.

Produz sementes em frutos avermelhados, estes germinam com lentidão e o crescimento é bem demorado, a melhor solução é o plantio por estaquia.  As folhas da Flor de Maio formam um encadeamento de partes semelhantes a gomos que, separados com delicadeza e bem cultivados, produzem uma planta idêntica a original com crescimento mais ligeiro.

[gallery link="file" size="medium" ids="8720,8721,8723"]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!