Colunas

Cores o ano todo

Publicado em: 12/09/2017

Quando falamos da lantana, verbena-arbustiva, cambará-de-jardim, lantana-cambará, camará ou camarazinho, nos referimos a um gênero de plantas perenes com aproximadamente 530 espécies. Tem como origem provável a Índia, sendo nativa das regiões tropicais, tanto das Américas como da África. É cultivada em todo o mundo.
São plantas herbáceas e arbustos com altura de até dois metros, capazes de se adaptar a várias condições de clima, com rápido desenvolvimento. Em alguns lugares é considerada invasiva. Rústica, exige poucos cuidados, aprecia solo rico em material orgânico; depois de adulta é aconselhável regar a cada 15 dias, e prefere sol pleno. No jardim ficam ótimas em maciços, forração ou mesmo para bordar canteiros ou caminhos.

Suas inflorescências são formadas por diminutas flores em forma de mini buquê. Dependendo do tipo, além de perfumadas, apresentam cores com variantes de tons do branco, amarelo, mesclados de vermelho e amarelo, róseo-lilás com amarelo ou tricolores. Por possuírem bastante néctar, atraem beija-flores, insetos polinizadores, abelhas e borboletas. Florescem praticamente o ano todo.

 

Planta medicinal

Suas folhas são ásperas e urticantes. As folhas e sementes possuem toxicidade importante; é preciso prevenção em relação às crianças e aos animais. Apesar disso,  é considerada como planta medicinal, suas folhas são utilizadas com várias finalidades de tratamento complementar de infecções respiratórias, alergias respiratórias, reumatismo, febre e infecções de ouvido.  O nome cambará ou camará é de origem tupi e quer dizer planta para enfermidades. O melhor período para plantio, que pode ser por sementes ou estaquia, é o verão. Cultivar lantanas é certeza de muito verde e cor no seu jardim.

[gallery columns="4" size="medium" link="file" ids="8807,8808,8809,8810"]

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!