Matérias

Edição 151
BASTIAN & LORA

Impacto resiliente

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Kauã Veronese

Publicado em 15/06/2021


No ano em que Cascavel comemora seu 70º aniversário, a Construtora Bastian & Lora firma sua liderança no mercado, entregando obras e investindo em novos projetos

Quando completou dez anos em 2020, a Bastian & Lora estava se adaptando aos novos tempos. Ao novo normal, como se dizia na época. Rapidamente, se adequou. E, em contínuo movimento, seguiu à risca seu cronograma de obras. A imersão na tecnologia, as novas formas de se relacionar com colaboradores e clientes e a capacidade de inovar a colocaram num novo patamar. O patamar das empresas resilientes.

Entenda-se “resiliência” aqui em seu significado literal: saltar de novo. Se na física, o termo descreve a capacidade de os objetos voltarem ao normal depois de passarem por deformações como se nada tivesse acontecido, do ponto de vista psicológico, traduz na capacidade de se adaptar a circunstâncias estressantes e avançar em eventos adversos. 

Foi isso que a Bastian & Lora fez. Alinhada ao plano de contingência do Sindicato da Indústria da Construção Civil Oeste do Paraná (Sinduscon), continuou trabalhando (seguindo todos os protocolos), gerando emprego e riquezas. “Com muito discernimento diante do cenário cumprimos todos os prazos, entregamos todas as obras e recebemos um número recorde de pedidos de orçamento no início deste ano”, explica o engenheiro civil Ricardo Lora.
 
Ricardo Lora: número recorde de pedidos de orçamento no início deste ano

Em parte isso é reflexo da própria economia que favoreceu o setor. Mas há algo que diferencia a Bastian & Lora. É a sua estrutura, sua boa gestão, o olhar sistêmico e a geração de valor compartilhado com todos, desde colaboradores e fornecedores a clientes.
 
PONTOS DE CONEXÃO
Da mesma forma que a B&L se manteve em movimento, outras empresas também. Eis aí o ponto de conexão entra a construtora e seus clientes.  Enquanto alguns negócios fecharam as portas devido à necessidade de rápidas adaptações e à crise sanitária global, continuaram crescendo e investindo. Esta constância gerou confiança, e também muitos aprendizados. “Um deles foi ser um pouco mais resiliente e manter a tranquilidade diante da instabilidade.

Nossa estrutura organizacional foi o sustentáculo disso. Embora estávamos acostumados com um cenário de estabilidade, conseguimos nos ajustar, mantendo o volume de contratações e de obras. Estamos em negociação com muita coisa, muitos projetos novos, inclusive lançamento de incorporação própria”. 

Todo o terreno sedimentado até aqui influenciará os próximos passos em que se vislumbra um aumento considerável aumento de insumos e até possível retirada de recursos da construção civil. Para enfrentar isso, novamente, planejamento, clareza e atenção ao propósito maior. No caso da Bastian & Lora, deixar um legado socioambiental. “O cenário ainda pede cautela porque a pandemia não acabou, mas acreditamos num crescimento vertiginoso nos próximos dois a três anos”.
 
INVESTIMENTO EM MARCA
Não é novidade para ninguém que as empresas que investem no fortalecimento de suas próprias marcas, saem melhor nos momentos de crise. Desde que foi criada, a Bastian & Lora sempre fomentou sua marca e mostrou o seu valor, o que consequentemente, fortaleceu o nível de relacionamento com seus clientes e a comunidade como um todo. “Somos uma empresa com visão clara de posicionamento e identidade. Isso nos orgulha muito”, explica Ricardo.
 
ENTREGA NO PRAZO
O alto índice de confiança na construtora deve-se muito à entrega, sempre dentro do cronograma, graças à boa gestão, tanto na obra quanto no escritório. Não se admite negligenciar tempo, nem dinheiro. Para se chegar a isso, muito estudo. Os quatro sócios, além da formação específica, têm pós e MBA em diversas áreas, como gestão empresarial, gestão de negócios, gestão comercial, gestão de obras e gestão de negócios imobiliários. “Quando mantemos a organização dentro do escritório isso se reflete diretamente nas obras”. Mais que isso. Impacta toda a economia numa escala ainda maior.

OBRAS ENTREGUES
 
EXPRESSO SÃO MIGUEL
Com sede em Chapecó e forte atuação em transporte de carga fracionada nos três estados do Sul, a Expresso São Miguel inaugurou recentemente o CD de Cascavel, construído pela Bastian & Lora. A obra é estratégica para a transportadora no sentido de aproximá-la ainda mais de seus clientes. Projeto da arquiteta Cristiane Giombelli.
 
 

















UNIVEL
Várias obras da Univel tem a marca da B&L, entre elas o Centro Tecnológica e o prédio da reitoria. Estas duas obras foram projetadas pelo escritório Crizel & Uren. Neste ano, foi entregue o Centro Odontológico, com projeto de Flávio Uren, e está em andamento o Centro Poliesportivo. 
 


OBRAS EM ANDAMENTO


CLUBE COMERCIAL
Um dos clubes mais tradicionais de Cascavel também está reformando com a B&L. Ganhará novos prédios, áreas externas e piscinas. É o maior investimento do clube em seus 57 anos fundação. O projeto é de Alessandra Marcon.
 


RIC TV
Dentro do plano de expansão e investimento em Cascavel, a RIC TV começou a construção de sua sede própria, no Jardim Maria Luiza. A obra é assinada pela B&L, com projeto da arquiteta Cristiane Giombelli.
 

OBRAS RESIDENCIAIS

O produto final entregue pela Bastian e Lora é reflexo da transparência na execução e prontidão no atendimento. Os detalhes de acabamentos e a qualidade nos materiais utilizados, aliados à seriedade da construtora, reforçam a convicção de que tudo, quando feito com carinho e dedicação, pode se tornar real.

 

CAPA EM 2020

Em 2020, a Bastian & Lora comemorou dez anos. Em reportagem de capa da Revista Aldeia mostrou o seu posicionamento diante daquele cenário, bem como as perspectivas de crescimento, dentro de seu propósito maior: deixar um legado!

Em 2021, segue firme em sua jornada. Agora, com uma energia extra. O pequeno Lucas, filho do Ricardo, logo logo estará admirando toda a grande “obra” da Bastian & Lora. “Sempre imaginei que se um dia tivesse um filho, ia passar e mostrar tudo o que fizemos para ele, fazê-lo entender o sentido das coisas, do trabalho, da vida. Chegou este dia. É uma benção poder dizer que fazemos parte da história da Cascavel”, conclui Ricardo.

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!