Matérias

Edição 151
UNIGUAÇU

Emagrecimento: mitos e orientações

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 16/06/2021

Riscos pelo excesso de peso corporal
A obesidade é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, devido ao seu impacto na qualidade e na expectativa de vida média, sendo considerada uma epidemia global (WHO, 2014). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso, destes, pelo menos 300 milhões são obesos (WHO, 2014).

No Brasil, estima-se que 40% dos indivíduos adultos estejam acima do seu peso ideal (sobrepeso), e que 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres sejam obesos. Grande parte dos obesos desenvolve diabetes tipo 2 e outras comorbidades.

A pressa para emagrecer é um aliado ou um tiro no pé?
O emagrecimento está entre os dez assuntos mais pesquisados da década e em 2021 o foco neste assunto aumentou ainda mais no mundo inteiro. Por isso, muitas pessoas estão focadas em querer emagrecer rápido e acabam usando estratégias extremistas.

Mas é necessário atenção, pois existem alguns perigos ligados ao emagrecimento rápido. Muitas pessoas fazem uma dieta muito restritiva e excesso de treinamento, justamente para alcançar mais rápido o objetivo. Porém, isso pode levar a uma desistência da dieta e do treinamento, gerando o reganho de peso, ou seja, o famoso “efeito sanfona”.

Em um programa de emagrecimento, é muito importante ter paciência e entender que as mudanças nos hábitos são fundamentais. As pessoas precisam se conscientizar de que a alimentação mais saudável e a prática de exercícios são fatores essenciais para o sucesso no emagrecimento.

O peso caindo na balança é somente perda de gordura?
É comum que as pessoas busquem a perda de peso rápido para fins competitivos ou estéticos, que em grande parte resulta em desidratação e redução de glicogênio muscular. Nesse caso, essa rápida redução de peso não deve ser confundida com o emagrecimento, pois parte do peso perdido nas primeiras semanas está relacionado a queda de água corporal e glicogênio muscular.  

Que tipo de treinamento fazer no emagrecimento?
Incluir a musculação e o treinamento cardiovascular parece ser a melhor opção no processo do emagrecimento, porque além da redução de peso, cada tipo de exercício promoverá benefícios específicos à saúde, como por exemplo, melhora cardiovascular, aumento de densidade mineral óssea, aumento da força, controle dos exames bioquímicos, redução de gordura corporal, aumento de massa muscular e melhora da qualidade de vida.

Não acredite em invenções que anunciam tipos de treino e dietas infalíveis, sabemos que isso não existe. Procure um profissional habilitado e mude o seu estilo de vida, ou seja, adote uma alimentação e um programa de exercícios que caibam na sua vida de maneira prazerosa. 
 
/arquivos/images/Dr.%20Jonato%20Prestes%2C%20PhD%202021%20-%20frente%20(1).jpg
Jonato Prestes 
Pós-doutorado em Western Kentucky University - EUA 
Doutor em Ciências Fisiológicas 
Professor do programa de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília - UCB 
Professor e Coordenador da Pós-graduação da UNIGUAÇU de Fisiologia do Exercício - Condicionamento, Saúde e Estética
@jonatoprestes
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Revista Aldeia, Muito boa matéria parabéns! Uma dica pra quem gosta é da uma olhadinha nesse link: https://bit.ly/3mwclvaemagrecadeformarapidaedefinitiva
comentado por MS em 17/06/2021
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!