Matérias

Edição 120
Cascavel Azul

Saúde não é só coisa de mulher

Texto Rejane Martins Pires

É urgente que as famílias se conscientizem de que tanto homens quanto mulheres precisam se preocupar com a saúde preventiva porque o diagnóstico precoce salva vidas

 

As estatísticas mostram que os homens vivem menos que as mulheres, e um dos motivos é a falta de cuidados com a saúde. O homem foi e ainda é educado para ser forte, para não demonstrar medo, para não demonstrar dor, para não chorar. Tudo isso é reflexo de uma cultura que vê no homem um ser quase inatingível. Mas a realidade nos mostra o contrário: homens ficam mais doentes que as mulheres e morrem antes que elas, justamente porque eles têm essa equivocada ideia de força que lhes foi atribuída desde sempre.

Felizmente, aos poucos, isso está sendo desmistificado. Mas ainda há muito por fazer. É urgente que as famílias se conscientizem de que tanto homens quanto mulheres precisam se preocupar com a saúde preventiva porque o diagnóstico precoce salva vidas. O câncer, por exemplo, se for descoberto em sua fase inicial tem quase 100% de chances de cura. Dentre outros fatores, a atenção com a alimentação e a prática de atividades físicas também contribuem para um a vida saudável.


Cascavel Azul agora é em novembro

Criado em 2013, com o objetivo de falar de assuntos ligados à saúde preventiva da classe masculina, o movimento Cascavel Azul é uma espécie de braço do Cascavel Rosa. Desde a sua criação, seguindo a legislação paranaense, o mês dedicado à saúde do homem sempre foi o agosto, quando as atividades do Cascavel Azul eram mais concentradas. Porém com a Lei Ordinária 6760/2017, de Cascavel, Paraná, que segue a mesma determinação da União, agora o mês dedicado à saúde masculina é  novembro, época na qual as ações do Cascavel Azul serão intensificadas. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.